Nasci em Lisboa em 1982. Estudei Comunicação Social e História da Arte, mas foi a tomar conta de crianças que aprendi tudo o que sei.
Comecei a trabalhar em jornais e revistas em 2009, quando ingressei no extinto jornal i. Coordenei a secção de fotografia do jornal i até 2011, ao mesmo tempo que ia colaborando pontualmente com a sua secção de cultura, o Mais. Editei a revista de cinema "Medeia Magazine" (2012-2014) e o jornal "Lisboa, Capital, República, Popular" (2014). Entre 2014 e 2018 trabalhei no GPS, a revista que está dentro da revista Sábado, onde escrevia (e fotografava) sobre artes plásticas, cinema, literatura, gastronomia e viagens. Em 2018 passei brevemente pela editoria de viagens da Time Out Lisboa, sendo também responsável pela edição de Primavera/Verão da “Lisbon for Visitors” e de um Guia de Hotéis.
Entre 2018 e 2022 fiz parte da agência O Apartamento como gestora de comunicação, tendo trabalhado, entre outros, com os projectos São Lourenço do Barrocal, Companhia das Culturas, Passa ao Futuro, ISTO., Martinhal e The Ivens.
Actualmente sou muito feliz a ajudar a salvar a lã portuguesa, passando os meus dias entre a Retrosaria Rosa Pomar, fábricas, artesãos e os rebanhos deste país.
Trabalho pontualmente como freelancer, em texto e fotografia, com o Público, Revista Observador Lifestyle, Monocle, Der Spiegel, Open Society Foundations, SoloTrvlr, FEIRA FEITA, Dom Quixote, entre outros.
Fui responsável pela edição e pesquisa fotográfica dos livros LX60 – a vida em Lisboa nunca mais foi a mesma (Dom Quixote, 2012), LX70 - Lisboa, do Sonho à Realidade (Dom Quixote, 2014), e LX80 - Lisboa entra numa nova era (Dom Quixote, 2016) de Joana Stichini Vilela, Nick Mrozowski e Pedro Fernandes.
Fiz parte da equipa fundadora d’A Pequena Galeria, um espaço de exposição e divulgação de fotografia, em Lisboa.
Em 2014, fui uma das premiadas do Estação Imagem Mora com um 2º lugar na categoria “Ambiente” com a série INVENTÁRIO.
Vivo em Lisboa com três pessoas e três gatos.
-----
agata.xavier@gmail.com